Observatório Nacional da Violência contra os/as atletas

A APCVD marcou presença esta terça-feira na cerimónia oficial de lançamento do projeto O OBSERVATÓRIO NACIONAL DA VIOLÊNCIA CONTRA OS/AS ATLETAS (ObNVA), uma iniciativa do Instituto Universitário da Maia e da Associação Plano i.

Além da APCVD, são ainda parceiros desta iniciativa o Comité Olímpico de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O projeto procurará agregar informação sobre situações de violência contra atletas, à margem das associadas aos eventos desportivos, nomeadamente no espaço reservado ao público, uma vez que estas últimas já são devidamente monitorizadas por outras entidades.

O ObNVA é uma plataforma de denúncia informal e anónima, online, de situações de violência contra atletas vividas diretamente ou testemunhadas.

A informação obtida será objeto de análise e de reflexão, sempre em articulação com as entidades parceiras e dará lugar à publicação de um relatório anual.

Para mais informação consulte:

https://www.ismai.pt/pt/investigacao/obnva

VÍDEO “VIOLÊNCIA ZERO”

Cinco adeptos reais partilham momentos inesquecíveis #ViolênciaZero

Violência Zero” é o nome da campanha nacional de combate à violência no desporto que arrancou a 17 de abril e pretende sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação, o respeito, a solidariedade e a tolerância.

Há momentos no desporto que marcam para sempre… Não deixe que a violência seja um deles” é a assinatura e a mensagem-chave desta campanha.

Vá acompanhando os bons exemplos e testemunhos de fair play em: www.violenciazero.gov.pt.

#ViolênciaZero

Back to top