– Projetos e Campanhas

IMG_2437

JUNTOS, RUMO A EVENTOS DESPORTIVOS MAIS SEGUROS E ACOLHEDORES

Prevenir manifestações de violência no desporto e promover elevados padrões de hospitalidade e segurança são objetivos que exigem uma ação coordenada de várias entidades, sejam elas públicas ou privadas: Autoridades judiciárias, Forças de Segurança, APCVD, IPDJ, organizadores de competições, clubes, adeptos e meios de comunicação social. Todos têm um papel a desempenhar. A APCVD tem procurado dinamizar sinergias e trabalhar de forma conjunta e integrada com os demais intervenientes, para que os adeptos se sintam seguros, estimados e bem-vindos.

A APCVD tem levado a cabo diversas ações de sensibilização e prevenção, promovendo valores como a tolerância, a solidariedade, o fair-play, o respeito e a inclusão, a que se juntam ações de capacitação de profissionais ligados à segurança dos espetáculos desportivos.

CAMPANHAS

SINTAM-SE EM CASA

A campanha “Sintam-se em casa”, lançada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto com a colaboração da Liga Portugal,  na época desportiva 2022/2023, teve início nas meias-finais da Final Four da Taça da Liga. Duas famílias de adeptos de clubes adversários foram convidadas a desfrutar do evento desportivo em conjunto. Os convidados de ambos os clubes partilharam, sentados lado a lado, um camarote decorado com as comodidades de uma sala de estar, e realizaram diversas atividades que conduziram à promoção de um convívio saudável, fazendo com que os adeptos se sentissem estimados e bem-vindos.

“Sintam-se em casa” é uma campanha simbólica, que tem vindo a salientar os fundamentos do modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos, em que a componente HOSPITALIDADE contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidades, aumentando assim os níveis de segurança.

A par da realização da campanha nas meias-finais da Final Four da Taça da Liga nas épocas 2022/2023 e 2023/2024, foram realizadas várias ações ao longo destas duas épocas, com o apoio dos parceiros que se associaram à iniciativa: Federação Portuguesa de Futebol, Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Voleibol, Federação de Andebol de Portugal e Federação de Patinagem de Portugal.

A APCVD, a Liga Portugal e as Federações associadas, pretendem sensibilizar os promotores (clubes) de espetáculos desportivos para a construção de um ambiente acolhedor. Ao promover um clima de hospitalidade, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e seguros nos espetáculos desportivos, contribuindo para atrair mais famílias aos recintos desportivos e para um convívio salutar entre adeptos.

Cientes de que as grandes mudanças não acontecem repentinamente, a campanha “Sintam-se em casa” pretende inspirar e incentivar clubes e adeptos a fomentar um sentimento mútuo de hospitalidade, um orgulho recíproco em bem receber, para que todos se sintam bem-vindos, valorizados e seguros durante os eventos desportivos.

Vídeo: Época 2022/2023

VIOLÊNCIA ZERO

Violência Zero é uma campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto, que visa sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, tais como a cooperação, o respeito, a solidariedade, o fair play e a tolerância.

Esta campanha tem uma forte componente digital e promove a divulgação de iniciativas e recursos pedagógicos no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), bem como a partilha de bons exemplos, em Portugal e no mundo, de notícias e boas práticas no campo da ética desportiva.

Saber mais em: violenciazero.gov.pt 

APCVD COMO ENTIDADE PARCEIRA

Invictus Viseu
Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
Seixal Clube 1925
Fundação do Futebol | Liga Portugal
Amnistia Internacional | Portugal
Universidade da Maia | Associação Plano i
Football Supporters Europe
Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
Fundação Fernando Pessoa
Associação Plano i | Câmara Municipal de Matosinhos | SOS Racismo