– FORMAÇÃO

S4 Congress_CMV

FORMAÇÃO APCVD

A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) procura contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais envolvidos na segurança e proteção dos espetáculos desportivos. Por meio da oferta de formações especializadas, a APCVD sublinha a importância da capacitação contínua, disponível para gestores de segurança dos clubes, assistentes de recinto desportivo, membros das forças de segurança e técnicos municipais de desporto, oficiais de ligação aos adeptos, entre outros. Estas iniciativas formativas são fundamentais para fomentar medidas de Serviço e de Hospitalidade (em substituição das manifestações de hostilidade) nos recintos desportivos, incentivando a inclusão, o fair-play e a diversidade.

GESTOR DE SEGURANÇA

O objetivo desta formação é fornecer o conhecimento necessário para o desempenho das funções de Gestor de Segurança, conforme exigido pela legislação em vigor. Abordará tópicos relacionados com o enquadramento jurídico dos espetáculos desportivos, a ética no desporto, a gestão de espetáculos desportivos e a abordagem integrada pluri-institucional baseada nos pilares da segurança, da proteção e do serviço.

A Portaria n.º 320/2023, de 27 de outubro, regulamenta a formação para gestores de segurança de recintos desportivos com lotação máxima inferior a 15 000 espectadores, ao ar livre, ou 5000 espectadores em recinto fechado e onde não se realizem competições profissionais. 

Poderá solicitar a emissão do Certificado de Gestor de Segurança de Recintos Desportivos a partir de 2 de maio. A informação sobre o procedimento será inserida nesta página.

A informação sobre as inscrições e o calendário da Formação Avançada será igualmente divulgada a 2 de maio.

PRO S4 +

Este curso, fruto de uma colaboração entre o Conselho da Europa, a APCVD e a Universidade de Liverpool, é uma resposta direta às necessidades atuais de profissionais envolvidos na gestão da segurança em eventos desportivos em Portugal e em toda a comunidade de língua portuguesa. É composto por oito módulos distintos que abordam, desde a introdução às normas do Conselho da Europa, até especificidades da proteção em estádios e a importância do serviço em espetáculos desportivos. O acesso gratuito e online permite uma formação flexível, adaptada ao ritmo de cada utilizador.

Destinado a um vasto público, desde gestores de segurança a adeptos desportivos, o curso pretende não apenas capacitar, mas também sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de um ambiente desportivo seguro e acolhedor.

Um destaque significativo é a integração deste curso como pré-requisito para o Curso de Gestor de Segurança de Recintos Desportivos, organizado pela APCVD, já disponível. A sua conclusão será importante para quem procura certificação em gestão de segurança, independentemente do tamanho do recinto desportivo.

A Portugal Football School, integrada na Federação Portuguesa de Futebol, reconheceu a importância deste curso, incluindo-o nos seus conteúdos programáticos, reforçando o compromisso de promover a formação contínua e o desenvolvimento de profissionais na área desportiva.

Convidamos todos os interessados a descobrir mais sobre este curso e a contribuir para um ambiente desportivo mais seguro, inclusivo e acolhedor em Portugal.

S4 CONGRESS - SAFETY | SECURTY | SERVICE AT SPORTS EVENTS

Em outubro de 2023, a cidade de Viseu foi o palco de um Congresso Internacional dedicado à segurança e hospitalidade em eventos desportivos. Este evento, organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), representou uma plataforma dedicada à discussão de boas práticas e inovações, capacitação, partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais do setor.

O “S4Congress – Segurança, Segurança e Serviço em Eventos Desportivos” contou com uma programação diversificada, incluindo apresentações, debates e workshops. Destinou-se principalmente a gestores de segurança, assistentes de recinto desportivo, técnicos municipais de desporto, profissionais de federações e clubes, forças de segurança e demais agentes com intervenção no futuro da segurança dos eventos desportivos, contribuindo para a construção de ambientes seguros e acolhedores para atletas, adeptos e demais envolvidos.

DSC03498

OUTRAS OFERTAS FORMATIVAS

United Nations Office of Counter-Terrorism
United Nations Office of Counter-Terrorism
Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR)
Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA)