– Em dezembro, 25 adeptos foram impedidos de aceder a recintos desportivos

Em dezembro, 25 adeptos foram impedidos de aceder a recintos desportivos

13 de Janeiro, 2023

Em dezembro, 25 adeptos foram impedidos de aceder a recintos desportivos por decisão da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), estando em causa as seguintes infrações: 19 por posse e uso de pirotecnia, 4 por prática de atos ou incitamento à violência e 1 por arremesso de objetos. Em caso de incumprimento da medida decretada pela APCVD, os adeptos incorrem no crime de desobediência e poderão ser detidos pelas autoridades policiais.

Das sanções e medidas de interdição entradas em vigor, destacam-se, a título de exemplo:
• quatro adeptos, residentes nos distritos de Lisboa e Setúbal, com idades compreendidas entre 20 e 27 anos, estão proibidos de aceder a recintos desportivos por utilização de pirotecnia. Os incidentes ocorreram no jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Club Sport Marítimo, referente à 7.ª jornada da 1ª Liga, competição organizada pela Liga Portugal.
• um adepto de 18 anos, residente em Valongo, sujeito a pagamento de coima no valor de 1500€ e proibido de entrar em recintos desportivos por arremesso de pedras existentes no parque de estacionamento para o interior do recinto desportivo (para a bancada onde se encontravam adeptos da equipa adversária). O incidente ocorreu no jogo de futebol entre Ermesinde Sport Clube 1936 e o Padroense Futebol Clube, referente à 12.ª jornada da Divisão d`Elite Manutenção série 3, competição organizada pela Associação de Futebol do Porto.
• um adepto de 47 anos, residente em Oliveira do Hospital, sujeito a pagamento de coima no valor de 1000€ e proibido de entrar em recintos desportivos pela prática de atos ou incitamento à violência (visando o árbitro do encontro). O incidente ocorreu no jogo entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital e o Grupo Desportivo «Os Águias», para a competição organizada pela Associação de Futebol de Coimbra no escalão de Benjamins.