– Curso “Literacia sobre Racismo e Discriminação Racial”

Curso “Literacia sobre Racismo e Discriminação Racial”

24 de Fevereiro, 2023

Foi lançado na plataforma NAU o curso “Literacia sobre Racismo e Discriminação Racial”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.) em parceria com a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Este curso permite compreender melhor o fenómeno do racismo, os juízos de valor ou crenças que o sustentam e consolidar o conhecimento sobre a evolução da norma antirracista e sobre as medidas de combate e prevenção em vigor. Através da formação será possível aumentar a literacia sobre este importante tema e ficar mais apto/a a exercer uma cidadania ativa, contribuindo para a promoção de uma sociedade plural e igualitária.

O curso é aberto a todas as pessoas com interesse neste tema e destina-se, em particular, aos trabalhadores e trabalhadoras em funções públicas, contribuindo para a prestação de um serviço público pautado pelos princípios da igualdade e da não discriminação.

O curso consiste numa formação dinâmica de curta duração (4 horas) e pode ser realizado em horário livre, ao ritmo de cada pessoa.

A inscrição e frequência do curso é feita através do link:

https://www.nau.edu.pt/pt/curso/literacia-sobre-racismo-e-discriminacao-racial/

Foi ainda lançada na mesma plataforma a 2ª Edição do curso “Competências para a Interculturalidade”, que resulta também de uma parceria entre o INA, I.P. e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), e que visa desenvolver competências para estabelecer relações construtivas em contextos multiculturais e para participar na construção de uma sociedade mais coesa e inclusiva.