– Discriminação Racial – Adepto proibido de entrar em recintos desportivos

Discriminação Racial - Adepto proibido de entrar em recintos desportivos

27 de março, 2023

Um homem de 54 anos, residente em Lamego, foi proibido de entrar em recintos desportivos pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), após ter sido identificado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) na sequência de alegados insultos racistas a um jovem jogador de 12 anos. O incidente ocorreu no passado dia 26 de março (ontem), no jogo entre o Sport Clube Tarouca e o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades, no Estádio Municipal de Tarouca, referente à 11.ª jornada da Taça “Ouro” sub 14, competição organizada pela Associação de Futebol de Viseu.

Na sequência da medida cautelar, o adepto ficará impedido de aceder a recintos desportivos até final do processo de contraordenação. De acordo com o atual regime jurídico, em caso de condenação, o infrator poderá estar sujeito a coima entre os 1.000 e os 10.000 euros e sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos até dois anos.

Em caso de incumprimento da medida de interdição decretada o adepto incorre no crime de desobediência e poderá ser detido pelas autoridades policiais.