– Nota de Imprensa: Campanha “Sintam-se em casa”

Nota de Imprensa
Campanha "Sintam-se em casa"

6 de abril, 2023

A campanha “#Sintam-se em casa” continua a promover a arte de bem receber nos recintos desportivos.  As Federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol, a Liga Portugal e a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) unem esforços para dar um novo capítulo a esta campanha que pretende contribuir para a criação de um grande movimento de saudável convívio desportivo.

Iniciando-se esta etapa no dia de hoje, 6 de abril, Dia Mundial do desporto para o desenvolvimento e para a paz (https://www.unesco.org/en/days/sport-development-and-peace), associações, clubes e atletas irão partilhar nas redes sociais fotos conjuntas das duas equipas, com os atletas alternados;  entrada de adeptos das duas equipas com a equipa de arbitragem para entrega da bola de jogo; momentos de convívio entre os adeptos das duas equipas, dos atletas com adeptos dos dois clubes, de adeptos da equipa visitante com jogadores da equipa visitada.

Qualquer pessoa pode associar-se à campanha usando o hashtag #sintamseemcasa com exemplos da arte de bem receber.

Esta é uma campanha simbólica, mas pretende recordar que as evidências que serviram de base ao modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos demonstram que a componente hospitalidade contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidade, aumentando dessa forma os níveis de segurança. Ao contribuírem para um clima de hospitalidade entre adeptos visitados e visitantes, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e seguros nos espetáculos desportivos, contribuindo para atrair mais famílias aos recintos desportivos e para um convívio salutar entre adeptos.

Cientes de que as grandes mudanças não acontecem repentinamente, todas as entidades esperam que a campanha “Sintam-se em casa” seja pelo menos um contributo para inspirar clubes e adeptos a fomentar o orgulho recíproco de bem receber.

Sintam-se em casa!