– Lançamento Oficial do Curso do Conselho da Europa em Língua Portuguesa Durante o S4 Congress em Viseu

Lançamento Oficial do Curso do Conselho da Europa em Língua Portuguesa Durante o S4 Congress em Viseu

 17 de outubro, 2023

VISEU – nos dias 13 e 14 de outubro, Viseu foi palco de um marco importante para a segurança dos espetáculos desportivos. O primeiro congresso internacional “S4 Congress, Safety, Security, Service at Sports Events”, organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

Este Congresso, que contou com a participação do Diretor de Segurança da FIFA, Helmut Spahn, bem como representantes da UEFA, Interpol, Universidade de Liverpool e Alcalá, para além de outras entidades nacionais e internacionais, destacou-se não apenas pelo intercâmbio de experiências e conhecimentos na área da segurança desportiva, mas também pelo lançamento oficial da versão em língua portuguesa do Curso do Conselho da Europa sobre Proteção, Segurança e Hospitalidade em espetáculos desportivos.

Diversas figuras proeminentes estiveram presentes neste lançamento, incluindo Adrian Dinca, Presidente do Comité de Segurança em Eventos Desportivos do Conselho da Europa, Michael Humann, da Universidade de Liverpool, Rodrigo Cavaleiro, Presidente da APCVD, André Seabra, da Portugal Football School na FPF, e Irena Guidikova, do Conselho da Europa.

Este curso, fruto de uma colaboração entre o Conselho da Europa, a APCVD e a Universidade de Liverpool, é uma resposta direta às necessidades atuais de profissionais envolvidos na gestão da segurança em eventos desportivos em Portugal e em toda a comunidade de língua portuguesa. É composto por oito módulos distintos que abordam desde a introdução às normas do Conselho da Europa até especificidades da proteção em estádios e a importância do serviço em espetáculos desportivos:

  1. Introdução ao Curso e às Normas do Conselho da Europa
  2. Disposições de Coordenação Nacional
  3. Proteção
  4. Proteção no Estádio I
  5. Proteção no Estádio II
  6. Proteção no Estádio III
  7. Segurança
  8. Serviço

O acesso gratuito e online permite uma formação flexível, adaptada ao ritmo de cada utilizador.

Destinado a um vasto público, desde gestores de segurança a adeptos desportivos, o curso pretende não apenas capacitar, mas também sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de um ambiente desportivo seguro e acolhedor.

Um destaque significativo é a integração deste curso como pré-requisito para o Curso de Gestor de Segurança de Recintos Desportivos, organizado pela APCVD, que será lançado futuramente. A sua conclusão será importante para quem busca certificação em gestão de segurança, independentemente do tamanho do recinto desportivo.

A Portugal Football School, integrada na Federação Portuguesa de Futebol, reconheceu a importância deste curso, incluindo-o nos seus conteúdos programáticos, reforçando o compromisso de promover a formação contínua e o desenvolvimento de profissionais na área desportiva.

Convidamos todos os interessados a descobrir mais sobre este curso e a contribuir para um ambiente desportivo mais seguro, inclusivo e acolhedor em Portugal. Para um vislumbre do que esperar, vejam o vídeo promocional, com participação especial de Jéssica Silva e Rúben Dias. Para acesso direto ao curso, visitem aqui.

Poderá encontrar informações adicionais sobre o impacto deste curso e os destaques do Congresso nas plataformas oficiais: www.apcvd.gov.pt ; S4 Congress e Instagram da APCVD.