– S4 Congres  – Safety | Security | Service at Sports Events

S4 Congres - Safety | Security | Service at Sports Events

 12 de outubro, 2023

Nos próximos dias 13 e 14 de outubro, a cidade de Viseu será palco de um Congresso Internacional dedicado à segurança e hospitalidade em eventos desportivos. Este evento, organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), será uma plataforma dedicada à discussão de boas práticas e inovações, capacitação, partilha de experiência e conhecimentos entre profissionais do setor.

O “S4Congress – Safety, Security and Service at Sports Events” contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações, debates e workshops. Destina-se principalmente a gestores de segurança, assistentes de recinto desportivo, técnicos municipais de desporto, profissionais de federações e clubes, bem como todos aqueles que desejem desempenhar um papel ativo na definição do futuro da segurança dos eventos desportivos, contribuindo para a construção de ambientes seguros e acolhedores para atletas, adeptos e demais envolvidos.

Com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, na sessão de abertura, o Congresso proporcionará uma oportunidade de interagir com especialistas nacionais e internacionais, tais como Helmut Spahn, Diretor de Segurança da FIFA, e Juha Karjalainen, da Unidade de Operações de Segurança e Proteção da UEFA. Também marcarão presença figuras como Adrian Dinca, Presidente do Comité de Segurança em Eventos Desportivos do Conselho da Europa, Falah Al-Dosari, Senior Manager do Project Stadia, da Interpol, e o Professor Michael Humann, do Centro de Desenvolvimento e Apoio Educacional da Universidade de Liverpool.

O evento contará ainda com a participação de personalidades nacionais, como o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o jornalista Carlos Daniel, o Selecionador Nacional de Andebol Masculino, Paulo Pereira, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Susana Feitor, e o ex-jogador da Seleção Nacional de Futebol e embaixador da Liga 3, Cândido Costa, para além de representantes das forças de segurança e gestores de segurança de clubes nacionais.

Aproveitando a ocasião, será feito o lançamento oficial da versão portuguesa do Curso do Conselho da Europa sobre Proteção, Segurança e Hospitalidade em espetáculos desportivos, resultante da colaboração entre a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e o Conselho da Europa, uma importante ferramenta formativa, online, gratuita e acessível, para profissionais que operam na segurança dos espetáculos desportivos.

Este Congresso Internacional representa uma oportunidade única para a partilha de conhecimentos e a criação de redes de contactos no setor. Será, sem dúvida, um evento imperdível para todos aqueles que pretendem estar na vanguarda da segurança em eventos desportivos.

Destacamos ainda os nossos parceiros que desempenham um papel fundamental na realização deste evento e contribuem de forma significativa para o seu sucesso. Contamos com o apoio e colaboração do Município de Viseu, Associação Empresarial da Região de Viseu, ALS, Comité Olímpico de Portugal, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Conselho da Europa, agência de viagens Go Discover, Grupo Visabeira, Hotel Montelo, Instituto Português de Desporto e Juventude, Instituto Politécnico de Viseu e Jornal do Centro.

“Rumo a eventos desportivos mais seguros e acolhedores”.                                                                                                                        

Para mais informações e inscrições, visite o website oficial do evento em https://s4congress.net/.