– Campanha “Sintam-se em casa!”

Campanha "Sintam-se em casa!"

 23 de janeiro, 2024

A campanha “Sintam-se em casa”, iniciada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto em colaboração com a Liga Portugal na época desportiva anterior, está de regresso a Leiria nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, nas meias-finais da Taça da Liga (Allianz Cup).

Numa sala de estar improvisada, duas famílias de adeptos de clubes adversários são convidadas a desfrutar do evento desportivo em conjunto, inspirando o convívio salutar.

“Sintam-se em casa” é uma campanha simbólica que tem vindo a salientar os fundamentos do modelo europeu de segurança em eventos esportivos, em que o elemento HOSPITALIDADE desempenha um papel crucial na redução de tensões e hostilidades. Fazer os adeptos sentirem-se estimados e bem-vindos, em especial os visitantes, resulta no aumento significativo dos níveis de segurança.

Após a primeira edição da campanha, foram realizadas várias ações ao longo da época passada, com o apoio dos parceiros que se associaram à iniciativa: Federação Portuguesa de Futebol, Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Voleibol, Federação de Andebol de Portugal e Federação de Patinagem de Portugal.

Ao lançar novos” episódios” desta campanha, A APCVD, a Liga Portugal e as Federações associadas, pretendem sensibilizar os promotores (clubes) de espetáculos desportivos para a construção de um clima de hospitalidade e convívio salutar entre adeptos visitados e visitantes.

 

Ciente de que as grandes mudanças não acontecem repentinamente, a campanha “Sintam-se em casa” pretende sensibilizar e inspirar clubes e adeptos a fomentar o orgulho recíproco de bem receber para que estes se sintam bem-vindos, estimados e seguros nos espetáculos desportivos contribuindo, assim, para atrair mais famílias aos estádios.