– Projeto SAFER

Projeto SAFER – Apoio e consciencialização para adeptas femininas no futebol europeu através da investigação

05 de fevereiro, 2024

Realizou-se nos dias 19 e 20 de janeiro, em Breda, nos Países Baixos, a segunda reunião presencial do projeto SAFER, organizada pela European Football for Development Network.

O Projeto SAFER – Support & Awareness for Female fans in European football through Research (apoio e consciencialização para adeptas femininas no futebol europeu através da investigação), financiado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, tem como objetivo estabelecer mecanismos de prevenção e apoio aos adeptos de futebol, e outros participantes, vítimas de violência baseada no género, nos estádios de futebol e em contexto de atividades relacionadas com os jogos.

A entidade coordenadora do projeto, a Football Supporters Europe (FSE), assumiu os pontos de trabalho que se resumiram no balanço das atividades do último ano do projeto, o estado e próximos passos da investigação (inquéritos), assim como o que se seguirá no projeto e as próximas atividades a desenvolver.

No contexto do projeto, a FSE continua a apelar aos adeptos de futebol de toda a Europa para que respondam ao inquérito online que procura compreender melhor o tema da violência baseada no género no futebol e em que medida os adeptos já sofreram ou testemunharam este tipo de violência. Com a duração de cerca de 15 minutos, os dados do inquérito serão sempre anónimos e os resultados utilizados apenas para fins da investigação.

1705937465725